Revista 10 anos do Curso de Jornalismo da UFRRJ

O evento virtual para o lançamento da revista que comemorou os dez anos do curso de Jornalismo da Rural  foi realizado no dia 17 de novembro, às 18h, e transmitido simultaneamente pelas plataformas Zoom e YouTube.

A revista foi apresentada pelo professor e vice-coordenador do Curso, José Ferrão, que explicitou como foi realizada a divisão de tarefas para que o projeto saísse do papel, em um trabalho envolvendo também alunos e ex-alunos.

O professor ressaltou, ainda, a impossibilidade de narrar todas as vivências de uma década de curso. Portanto, a revista não objetivou  sintetizar todas as possíveis narrativas, mas aquilo que pareceu  mais oportuno. 

Para Ferrão, o projeto pode ser entendido como uma mistura de almanaque, dossiê e trabalho de memória, produzido com base intelectual e afeto, refletindo o compromisso social da universidade pública. Nesse sentido, foi destacado  o poder de expor as questões periféricas, já que a Rural está localizada na Baixada Fluminense.   

Além de Ferrão, participaram o coordenador do Curso, professor André Holanda, a diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Maria do Rosário Roxo, e a chefe do Departamento de Letras e Comunicação, professora Rívia Fonseca. 

Após a fala de José Ferrão, a diretora do ICHS leu um texto de sua autoria sobre os afetos existentes no Curso, enquanto Rívia Fonseca ressaltou o fato do Jornalismo fazer parte do mesmo departamento que o curso de Letras,  propiciando diálogo e crescimento para ambos.

Ao final do evento, o professor André Holanda afirmou que o Curso tem muitas vitórias a comemorar. Em seguida, enfatizou a importância da luta por um ensino superior público de qualidade: “Luta para quem está na resistência já é vitória”, concluiu. 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages